Neste sábado (22/10) o time do Foguete realizou um teste de lançamento vertical no estacionamento inferior da Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC. O objetivo desses lançamentos é verificar a altura máxima que o foguete pode alcançar e calcular a velocidade de saída do mesmo, para que assim possamos criar uma relação de velocidade inicial e pressão exercida.
Os primeiros lançamentos na vertical foram realizados apenas para achar a pressão mínima necessária para que o foguete alcance o alambrado, que possui, aproximadamente, 12,20 m de altura em relação ao estacionamento inferior. Após testarmos com 2.5, 3.0 e 3.5 Bar, descobrimos que a pressão ideal para o que desejamos é 2,5 Bar, visto que utilizar uma pressão acima de 3,0 Bar faz com que o foguete não realize um trajetória muito retilínea.
Na última reunião, realizada entre o time do Foguete e o nosso Orientador, foram discutidos diversos tópicos, e, entre eles, como calcular a velocidade inicial do foguete. O Orientador sugeriu que calculássemos a velocidade por meio das filmagens, criando uma escala de pontos pré-definidos pela equipe e, com o auxílio de ferramentas de edição, analisar os frames da gravação e observar quanto o foguete se deslocou com base na escala criada e no tempo da filmagem. Com isso, obtemos as duas grandezas necessárias para calcular a velocidade: deslocamento e intervalo de tempo.
Vídeo 1: Teste de Lançamento Vertical.
Na próxima semana o Time do Foguete irá se reunir para analisar as filmagem, calcular a velocidade média e criar uma relação entre pressão utilizada e velocidade inicial.
Postado por: Victor Improta Moreira
Parabéns pela postagem! Gostei muito do video!
ResponderExcluir